Maranhense é reconhecido como membro humanitário da ONU
29/04/2016 15:31 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

Maranhense é reconhecido como membro humanitário da ONU

Enfermeiro Dacio Alves Viana presta assistência a comunidades carentes.
Sessão solene ocorre nessa quinta-feira (29), na cidade de Pedreiras (MA).

Um enfermeiro de Pedreiras (MA) – cidade localizada a 276 km de São Luís, na região central do Maranhão – tornou-se o primeiro maranhense a ser reconhecido nessa quinta-feira (28) como membro humanitário da Organização das Nações Unidas (ONU). No dia em que a cidade completou 96 anos, a sessão solene realizada na Câmara Municipal homenageou além de artistas e empresários, agora um dos filhos mais que ilutres da terra de João do Vale – grande cantor e compositor, considerado o ‘Maranhense do Século XX’ –: o enfermeiro Dacio Alves Viana.

Dacio desenvolve um trabalho social e presta assistência em saúde a comunidades carentes do município de Belágua (MA), a 259 km de Pedreiras. Tudo começou em maio de 2015, durante uma visita a uma comunidade carente da cidade de Belágua. O que o enfermeiro não sabia é que um simples gesto mudaria a vida dele e de uma família inteira.

Enfermeiro salvou vida de bebê; caso chamou atenção nas redes sociais (Foto: Reprodução/TV Mirante)Enfermeiro salvou vida de bebê; caso chamou atenção nas redes sociais (Foto: Reprodução/TV Mirante)

“Para a família, não tinha mais esperança. Mas quando a gente confia no profissional que a gente é, a gente sempre vê uma esperança. Nós fizemos todos os procedimentos corretos de reanimação da bebê, e agora quando eu voltei há um ano eu fiquei tão feliz que, realmente, é uma felicidade que não tem como descrever”, conta o enfermeiro.

  •  
 Dacio Alves Viana ganhou filiação de Forças Internacionais da Paz (Foto: Reprodução/TV Mirante)Dacio Alves Viana ganhou filiação de Forças
Internacionais da Paz (Foto: TV Mirante)

Depois de um ano, Dacio e a bebê Josefa se reencontraram, e toda esta historia foi parar nas redes sociais. A ONU tomou conhecimento e o jovem é o primeiro maranhense a receber a medalha Tiradentes e a credencial de membro humanitário da ONU.

“Esse trabalho dele chama atenção das Forças Internacionais da Paz que, nesta data, vem trazer para ele uma medalha e filiando ele à ONU. A partir desta data, ele se torna filiado das Forças Internacionais da Paz”, diz Albertino Pereira, agente especial da ONU.

O trabalho social desenvolvido pelo enfermeiro e alguns outros voluntários ganhou também o reconhecimento da comunidade. “É um exemplo. É uma pessoa daqui, que tem um trabalho todo voltado na área de enfermagem,cuidando de vidas”, revela o diretor-geral do Instituto Federal do Maranhão(IFMA) de Pedreiras, Gedeon Reis.

tópicos:
COMENTÁRIOS