Agência inicia atendimento a crianças com microcefalia no Maranhã
11/08/2016 17:38 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

 

Programa Travessia faz transporte gratuito de pacientes cadastrados.
Viagens podem ser agendadas por meio de central telefônica.

 
Programa Travessia inicia atendimento a crianças com microcefalia (Foto: GilsonTeixeira/Secap)Programa Travessia inicia atendimento a crianças com microcefalia (Foto: GilsonTeixeira/Secap)

Iniciado esta semana o atendimento a crianças com microcefalia por meio do Programa Travessia, da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB). A iniciativa, lançada em fevereiro de 2016, já realizou 1,29 mil atendimentos para pessoas com deficiência de forma gratuita e em veículos adaptados e climatizados, nos municípios da Região Metropolitana de São Luís – além da capital maranhense, Paço do LumiarSão José de Ribamar e Raposa.

As viagens são realizadas de 8h às 20h, mediante agendamento – que deve ser feito com no mínimo 48h de antecedência – pela central telefônica Disque-Travessia: 0800-606-4655. O cadastro no serviço deve ser feito presencialmente na agência, que fica localizada na rua Imperatriz, nº 50, edifício Caracas, 1° andar, bairro Quintas do Calhau (São Luís), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com a ficha de avaliação médica devidamente preenchida, que pode ser encontrada na internet.

Viagem mais confortável
A estudante Adriele Luciana dos Santos, de 19 anos, é mãe de uma criança com microcefalia de quatro anos. Ela mora no bairro Cidade Olímpica e, de segunda à quinta-feira, precisa levar a criança até o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar), no Centro da cidade, onde tem atendimento em terapia ocupacional, fonoaudiologia, neuropediatria e pediatria. O percurso de pouco mais de 20 km, agora, pode ser feito em cerca de 45 minutos.

Adriele dos Santos é uma das mães cadastradas no serviço (Foto: Gilson Teixeira/Secap)Adriele dos Santos é uma das mães cadastradas no serviço (Foto: Gilson Teixeira/Secap)

“Estou mais tranquila. Agora o neném vai bem confortável e demora menos para a gente chegar ao hospital e fazer as consultas”, diz. Além de Adriele, outras quatro mães já estão cadastradas no serviço para transportar seus bebês com microcefalia.

Demanda
Os motoristas do projeto foram capacitados para atender a demanda com cuidados especiais e fazer o transporte como estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB): com a cadeirinha específica. Por viagem, os veículos podem levar até duas crianças e acompanhantes.

“Estamos ampliando para a população portadora de microcefalia e a tendência é que cresça ainda mais. Vamos incorporar mais pessoas com dificuldade de locomoção e atender mais municípios”, garante o presidente a MOB, Artur Cabral.

Ao todo, o projeto atende a mais de 300 pessoas cadastradas.

G1 Maranhão

COMENTÁRIOS