Aniversário de morte do músico João do Vale completa 20 anos no MA!!!
06/12/2016 14:48 em VOCÊ NA CIDADE. (Mande seus vídeos

Cantor e compositor maranhense morreu no dia 6 de dezembro de 1996.
Ele é considerado o poeta da “expressão da alma maranhense”.

                              

Nesta terça-feira (6) o cantor e compositor João Batista do Vale completa 20 anos de morto. O maranhense deixou um legado de canções populares que representam bem o imaginário e a vida do povo simples do campo.

Apesar do tempo de sua morte, para muitos artistas João do Vale ainda é considerado um músico bastante atual. Pelo menos é o que afirma o também cantor maranhense Mano Borges que no ano passado foi idealizador de um tributo que percorreu várias regiões do estado do Maranhãocantando músicas de João.   

“Na turnê do tributo ao João do Vale a gente sempre procurou fazer uma releitura da obra do João porque é sempre muito inédita, é sempre muito atual. É um poeta identificado com as pessoas e eu acho que a gente fazer isso é uma forma da gente preservar essa obra do João, preservar essa música tão importante para a música brasileira”, disse Mano Borges.

Considerado o poeta da “expressão da alma maranhense”, João do Vale morreu no dia 6 de dezembro de 1996. Para Fernando Novaes, diretor do Teatro João do Vale, situado no Centro Histórico de São Luís, o músico morto foi um artista completo que inspirou obras fonográficas nacionais e internacionais.

“O João do Vale é uma figura nacional e internacional. Tanto é que o Chico Buarque foi um dos que patrocinou alguns discos dele. Luís Vieira terce os melhores comentários sobre João do Vale e um dos momentos mais importantes do João do Vale, onde ele mostra o seu lado artístico, poético e político, foi em 1964 no Teatro Opinião Show Opinião quando a Maria Bethânia lançou ‘Carcará’”, finalizou o diretor Fernando Novaes.

Fonte: G1 Ma

COMENTÁRIOS